MAUS-TRATOS AUMENTAM

Por que o índice de maus-tratos a animais aumenta a cada ano?

Segundo pesquisas (realizadas antes da Covid-19), a população de animais de estimação no país girava na ordem de 140 milhões. A estimativa é que, após a pandemia, esse valor tenha ultrapassado os 180 milhões.

De acordo com a Forbes, somos o segundo país no mundo a investir e gastar no mercado de pets (ficando atrás apenas dos Estados Unidos). Contrariando essa lógica, quando falamos de maus-tratos, a somatória de incidentes é brutal. OSCs, associações e protetores independentes apontam um aumento de denúncias contra maus-tratos na ordem de 81% entre janeiro e julho de 2020, e de 61% entre julho de 2020 a setembro de 2021. De acordo com a Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA), de janeiro a novembro de 2021, foi registrado um aumento de 15,6% dessas denúncias.

 

O reflexo da crise econômica e social ascendeu um problema recorrente para esse tipo de conjuntura. As mudanças, impulsionadas por lapsos financeiros, incitaram pessoas a atos irracionais: o abandono de seres vulneráveis. 
 

Paralelo a esse crescimento vertiginoso estão os problemas que envolvem a administração da causa animal pelo Poder Executivo e outras entidades. Além do abandono de animais, é comum encontrarmos OSCs e Associações em avançadas dificuldades financeiras, impossibilitando a continuidade de resgates, tratamentos e auxílios diversos.

ALESSANDRO ALMEIDA

Pra quem não me conhece, sou empresário do ramo de Tecnologia da Informação, nasci dia 16 de outubro de 1977, em Rio Claro (SP); sou filho do Valdeci e da Aparecida. Casado com a Carla (Dentista) e pai do João Pedro (Estudante de Direito).​

Cresci no bairro Santa Cruz, estudei nas escolas estaduais Odilon Corrêa, Armando Bayeux e Senai. Fui atleta de Karatê, Jiu-Jitsu e Boxe e, dentro desses esportes, além de fazer grandes amigos, aperfeiçoei a percepção sobre valores como Respeito e Perseverança.

Cursei duas faculdades: Sistema de Informação, na faculdade Claretiano (não concluído) e Administração de Redes de Computadores, na Fundação Hermínio Ometto. Após a graduação, fiz MBA em Sistemas Operacionais na Unicamp Limeira e cursei mestrado em Engenharia Robótica na Unicamp Campinas.

057.png

Combatendo os maus-tratos desde 2013.

064.png

Idealizador do Bem-Estar Animal nas escolas.

063.png

Atuante nas ações em prol dos animais.

Em 2011 tive meu primeiro contato direto com a causa animal, quando resgatei uma cachorrinha a quem dei o nome de Lola - atualmente, uma de minhas fiéis companheiras.​ Este pequeno ato despertou minha maior vocação. Em 2013 lancei o projeto Adote um Amigo - um sistema de postais que eram distribuídos em estabelecimentos comerciais e divulgavam animais de abrigos municipais para adoção. Logo depois, criei o sistema Meu Bicho como uma base de dados em que os munícipes podem cadastrar seus cães e gatos, ganhando uma "pet tag" de identificação - esse projeto está ativo até hoje, e é chamado de Cert Pet.


Em 2017 fui convidado pelo prefeito João Teixeira Júnior para gerenciar o Departamento de Proteção Animal de Rio Claro (DPA), seção que tem por atribuição coordenar ações de bem-estar animal e fiscalizar situação de maus-tratos no município.

Me especializei em Bem-Estar Animal por meio de cursos como "Manejo Humanitário Populacional de Cão e Gatos" pela Faculdade Federal do Paraná, "Bem-Estar Animal" da World Animal Protection e "Detecção de Maus-Tratos" do programa Sentido Animal.

061.png

Luta permanente para atender todas as demandas.

043.png

Propagador do bem-estar animal nas escolas.

040.png

Referência para outras cidades.

Em 2018 criei o "Programa Educação Animal", que visa orientar crianças, jovens e adultos sobre a importância do bem-estar animal e suas obrigações. Este programa acontece por meio de palestras em escolas, igrejas, eventos, reuniões de bairro e, principalmente, redes sociais.

​​

Em 2019 meu trabalho se divide em duas frentes: no DPA com a proteção animal (efetuando resgates e averiguando ocorrências de maus-tratos), e no voluntariado, onde dedico meu tempo para orientar e conscientizar pessoas sobre a importância do respeito ao bem-estar animal.

​​

Em 2020 coloquei em prática o MPA – "Movimento Proteção Animal". O início desse movimento aglutinou pessoas engajadas com a causa, e a pauta sobre o bem-estar animal finalmente começou a se ratificar, abrindo espaço para a discussão de ideias e ações em campo. Assim, abrimos espaços para a criação de políticas públicas consistentes e eficazes à proteção animal.

​​

Em 2021 assumi uma cadeira no Poder Legislativo pela Câmara de Vereadores de Rio Claro. Fui eleito com 1.714 votos (sendo 2º mais votado na cidade), levantando a bandeira do Direito dos Animais e seu Bem-Estar.

028.png

Enfrentamento ostensivo contra criminosos.

060.png

Mandato transparente e participativo.

055.png

Colaborador em projetos e ações de âmbito nacional.

CONQUISTAS

Em 20 meses de mandato, e contando com o apoio do Poder Executivo no município de Rio Claro (SP), conquistamos muitas vitórias!
 

DESTAQUE NACIONAL
Uma de minhas principais lutas foi a inclusão na Lei Orgânica do ensino de Bem-Estar Animal nas escolas municipais – ação pioneira em todo o país. Seguindo a proposta, o Deputado Estadual Murilo Félix protocolou pedido para que esse projeto seja ampliado para todas as escolas do Estado de São Paulo.

 

COMBATE OSTENSIVO AOS MAUS-TRATOS
Criação da Patrulha de Proteção Ambiental e Animal.

MELHORIAS NO CANIL MUNICIPAL

  • Criação da Área de Soltura, focada na qualidade de vida dos animais tutelados pelo município.

  • Duplicação da Dotação Orçamentária (de 600 mil para 1,2 milhão).

  • Aquisição de rações de melhor qualidade para esses animais (e sem custos adicionais ao município).

  • Ampliação do quadro de veterinários (de 1 para 3 profissionais, sendo um deles adestrador profissional).

  • Convênio com clínica especializada em cirurgias complexas.

  • Criação de estoques de vacinas e remédios para ectoparasitas.

  • Criação do programa "Incentivo à Adoção do Cão Idoso" (em andamento).

  • Terceirização da equipe de limpeza (em andamento).
     

LEIS DE PROTEÇÃO ANIMAL

  • Regulamentação do Código de Defesa e Proteção dos Animais.

  • Lei que regulamenta o uso de animais para fins de proteção patrimonial.

  • Lei que torna obrigatória a prestação de socorro aos animais atropelados por parte do condutor.

  • Lei da Tatuagem, que proíbe intervenções estéticas em animais.
     

OUTRAS AÇÕES DA CAUSA ANIMAL

  • Regulamentação da Cinoterapia.

  • 300 castrações para animais de famílias carentes cadastradas no CRAS.

  • Implantação do Instituto Médico Legal (IML) Animal em nossa cidade (em andamento).

  • Implantação da Divisão de Investigação a Maus-Tratos a Animais (em andamento).

  • Viabilização de ônibus de castração (em andamento).

  • Anulação da implantação do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETRAS) em local inapropriado (em andamento).
     

PROTEÇÃO À POPULAÇÃO, EM ESPECIAL AOS AUTISTAS, ENFERMOS, ANIMAIS, CRIANÇAS E IDOSOS

  • Lei do Escapamento, que proíbe a emissão de ruídos sonoros excessivos em escapamentos de veículos automotores.

  • Extensão da proibição dos fogos de artifício com estampido.

  • Criação de protocolo que garante sigilo durante denúncias pelo 153.

  • Lei que determina atendimento prioritário a pacientes de hemodiálise e diálise peritoneal.

  • Criação de recursos para acelerar o processo de identificação de deficiências e transtornos em alunos das escolas municipais (em andamento).

  • Lei do Sossego, que impõe multa para quem promove sons excessivos ou incômodos em área urbana (em andamento).

  • Pedido de modernização de 29 mil pontos de iluminação pública (substituição por lâmpadas de led) junto ao Deputado Estadual Murilo Félix (em andamento).
     

ATENDIMENTO GRATUITO ÀS FAMÍLIAS CARENTES

  • A Ação FCA, criada por mim, microchipou, vacinou e realizou consultas GRATUITAMENTE para cerca de 300 animais de famílias carentes de diversos bairros do município.

  • Por meio de programa estadual, trouxe o Meu Pet Container para a cidade, que são consultórios especialmente adaptados para realizar exames e análises clínicas de animais de famílias carentes do município (aprovado e regulamentado - início em breve).

  • Criação do projeto "Atenção Básica à Saúde Animal" (para famílias inscritas no CRAS - início em breve).
     

AMPAROS LEGAIS

  • Criação do Fundo de Proteção Animal, que direciona os recursos provenientes do Código de Proteção Animal para instrumentos da causa animal do município.

  • Criação da Comissão Permanente de Defesa dos Animais, que desenvolve proposituras em prol da causa animal.
     

EDUCAÇÃO EM PAUTA (PROTEGENDO AS CRIANÇAS)

Em especial proximidade e parceria com os professores, fui acionado para a retirada e substituição do livro infantil Estranhas Histórias, por conter linguagem imprópria para a faixa etária da qual foi destinado.
 

SUPORTE ÀS FAMÍLIAS DA FEENA

Após anos de pedidos junto ao Poder Público, famílias residentes na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade me procuraram pedindo ajuda para que fossem trocados os postes de energia daquela região, que se encontravam condenados e trazendo risco eminente aos ocupantes do local. Mesmo sendo uma área Estadual, conquistamos o suporte necessário para realizar essa importante melhoria.
 

RETOMADA DE RECURSOS À ESCOLA AGRÍCOLA

Após requerimento enviado por mim, solicitando analisar o déficit na alimentação dos animais tutelados pela instituição, a Prefeitura Municipal retomou a destinação de recursos para a Escola Agrícola de Rio Claro.

LAZER
Criação do Espaço Pet Lago Azul.

Luta pelo retorno de eventos do Carnaval em nossa cidade.

pirâmide.png

NOSSO PROJETO

Para alcançar o Bem-Estar Animal pleno é necessário que sejam trabalhados 3 níveis, começando pela base, que é a educação nas escolas, posteriormente o atendimento básico à saúde e, para finalizar, o combate ostensivo e preventivo ao crime de maus-tratos.


1º nível, a Base: Bem-Estar Animal nas Escolas
O nível mais amplo é também o alicerce do projeto. É na base da pirâmide, por meio da educação, que conseguiremos impulsionar todas as ações que envolvem a proteção animal. Por isso, umas das minhas maiores vitórias – e motivo de orgulho para cada cidadão rioclarense – foi conseguir colocar na Lei Orgânica da nossa cidade o ensino de Bem-Estar Animal nas escolas municipais. Essa é uma conquista inédita das escolas de Rio Claro sobre todas as outras do país!

2º nível, o Centro: Atenção Básica à Saúde
Um dos motivos que mais geram abandono de animais está relacionado ao baixo poder aquisitivo da população. Entendemos que não bastam leis que punam um agressor. Oferecer atendimento veterinário gratuito aos animais de famílias de baixa renda é fundamental. Por isso, estou me empenhando para transformar esse nível em realidade.

3º nível, o Topo: Combate aos Maus-Tratos
Por fim, devemos trabalhar o nível mais perceptível da estrutura – o combate ostensivo e preventivo ao crime de maus-tratos. Quando iniciei meu mandato, batalhei extensivamente para que fosse criada a Patrulha de Proteção Animal e Ambiental. Com ela, criamos um embate direto contra agressores e responsáveis pelo crime de maus-tratos a animais.

É com essa lógica, e fortalecendo as vitórias diárias, que iremos transformar a realidade dos nossos animais!

ME ACOMPANHE!

  • Whatsapp
  • Instagram
  • TikTok
  • Facebook
  • YouTube

CNPJ Candidato: 47.470.340/0001-40