


Rodoviária em foco
Nessa semana fomos até a rodoviária de Rio Claro para acompanhar algumas solicitações dos comerciantes locais e munícipes sobre as condições precárias em que se encontra o terminal. Detectamos desde problemas pequenos de estrutura (como infiltrações e vazamentos) até a necessidade de rondas periódicas para maior segurança dos usuários. Encaminhamos pedidos ao Poder Executivo para que tais demandas sejam sanadas com urgência - iremos acompanhar!

CETRAS em Rio Claro
Na sessão de 28/3, apresentei a área escolhida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente para implantação de um CETRAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) na cidade de Rio Claro.
É mais uma mancada da Secretaria, que elegeu um local sem quaisquer elementos e condições para essa implantação, seja pela falta de vegetação apropriada, pelo excesso de ruídos sonoros em decorrência das indústrias do entorno, pela proximidade com animais domésticos e vias urbanas, entre muitos outros fatores.
Trata-se de uma conjuntura completamente INADEQUADA e que pode trazer SITUAÇÕES DESASTROSAS para os animais e os munícipes como, por exemplo, o descontrole de zoonoses (doenças transmitidas de animais para humanos – desnecessário, no cenário pandêmico que vivemos, elencar as consequências de tamanha IRRESPONSABILIDADE).
Iremos batalhar para que esse projeto não avance dessa forma, já que nossa cidade possui locais apropriados e com condições amplas de assumir um CETRAS eficiente, e que não represente mais um engodo aos cidadãos de Rio Claro.