bk.jpeg

Alessandro Almeida

Alessandro Almeida é empresário do ramo de Tecnologia da Informação. Nasceu dia 16 de outubro de 1977, em Rio Claro, filho de Valdeci José Rafael de Almeida e Aparecida Sônego de Almeida. Casado com Carla Alves de Lima (Dentista) e pai de João Pedro de Lima de Almeida (Estudante de Direito).

Cresceu e foi criado no bairro Santa Cruz, do município de Rio Claro (SP). Estudou nas escolas estaduais Odilon Corrêa, Armando Bayeux e Senai. Foi atleta de Karatê, Jiu-Jitsu e Boxe e, dentro desses esportes, aperfeiçoou a percepção sobre valores como respeito e perseverança.

Alessandro Almeida cursou duas faculdades: Sistema de Informação, na faculdade Claretiano (não concluído) e Administração de Redes de Computadores, na Fundação Hermínio Ometto (concluído). Após a graduação, fez MBA em Sistemas Operacionais na Unicamp Limeira e cursou mestrado em Engenharia Robótica na Unicamp Campinas.

2010

 2011 

2013

2017

2018

2019

2020

2021

Em 2010, em meio à febre de compras coletivas, Alessandro Almeida criou o site Macaco Roxo, o qual recebeu destaque na revista Exame em janeiro de 2011, como sendo uma referência sobre os novos sites de venda de cupom do Brasil, mesmo tendo atuação somente na região de Rio Claro (SP). Atualmente, o site trabalha sobre um novo modelo de negócio baseado em Clube de Benefícios.

Em 2011 Alessandro Almeida teve o primeiro contato direto com a causa animal, quando realizou seu primeiro resgate, uma vira-lata chamada Lola - sua fiel companheira até os dias de hoje.

Em 2013 foi o inicio de seu trabalho direcionado à causa animal - de especialista em Tecnologia da Informação passou a aplicar seus conhecimentos em prol desta causa, criando projetos como Adote um Amigo (sistema de postais que eram distribuídos em estabelecimentos comerciais e divulgavam animais de abrigos municipais para adoção. Após, criou o sistema Meu Bicho como uma base de dados em que os munícipes podiam cadastrar seus cães e gatos, ganhando uma "pet tag" de identificação - esse projeto está ativo até hoje, e é chamado de Cert Pet.

Em 2017 Alessandro Almeida foi convidado pelo prefeito João Teixeira Júnior para gerenciar o Departamento de Proteção Animal de Rio Claro (DPA), seção que tem por atribuição coordenar ações de bem-estar animal e fiscalizar situação de maus-tratos no município.

Focado com a causa animal, Alessandro Almeida se especializou por meio de cursos como "Manejo Humanitário Populacional de Cão e Gatos" pela Faculdade Federal do Paraná, "Bem-Estar Animal" da World Animal Protection e "Detecção de Maus-Tratos" do programa Sentido Animal.

Em 2018 Alessandro Almeida criou o Programa "Educação Animal", que visa orientar crianças, jovens e adultos sobre a importância do bem-estar animal e suas obrigações. Este programa acontece por meio de palestras em escolas, igrejas, eventos, reuniões de bairro e, principalmente, redes sociais.

Em 2019 o trabalho de Alessandro Almeida se divide em duas frentes: no DPA com a proteção animal (efetuando resgates e averiguando ocorrências de maus-tratos), e no voluntariado, onde dedica seu tempo para orientar e conscientizar pessoas sobre a importância do respeito ao bem-estar animal.

Em 2020 o trabalho se intensifica, e entra em prática o MPA – Movimento "Proteção Animal". O início desse movimento aglutina pessoas engajadas com a causa, e a pauta sobre o bem-estar animal finalmente se ratifica, abrindo espaço para a discussão de ideias e ações em campo. Abrimos espaços para a criação de políticas públicas consistentes e eficazes à proteção animal.

Em 2021 Alessandro Almeida assume uma cadeira no Poder Legislativo pela Câmara de Vereadores de Rio Claro, eleito com 1.714 votos (2º mais votado na cidade), levantando como principal bandeira os direitos dos animais e seu bem-estar.