FEVEREIRO 22

01.png

NÃO VAMOS DESISTIR!

Mais uma situação extrema de maus-tratos causou revolta e indignação. Ajuda da população foi fundamental para solucionar o caso.

Logo no início de fevereiro nosso gabinete recebeu denúncias de que um potro estaria sofrendo maus-tratos em um bairro de Rio Claro. Segundo essas denúncias, o filhote necessitava de cuidados veterinários imediatos, o que estaria sendo relegado por seu tutor.
 

Acompanhamos a Patrulha de Proteção Animal, e só após muita persistência conseguimos descobrir o local onde um potro havia sido abandonado para morrer. O Departamento de Proteção Animal fez o resgate mas, infelizmente, não conseguiu salvá-lo.
 

Situações como essa nos deixam tristes, desanimados, mas entendemos que não podemos perder as forças... O apoio da população (como nesse caso) é essencial para continuaremos nossa luta em prol do bem-estar animal e contra o crime covarde de maus-tratos. Vamos pra cima!

04.png

FISCALIZANDO ESCOLAS

Retorno das aulas presenciais no município causou insatisfação e frustração de alunos e pais.

Rio Claro acompanhou o polêmico retorno às aulas das escolas municipais no início de fevereiro. Dentre todas as reclamações, as mais recorrentes abordavam problemas estruturais (goteiras e vazamentos), de zeladoria (mato alto) e, principalmente, com a merenda dos alunos.


A pedido de pais e responsáveis, visitamos as escolas Jardim Esmeralda (ao lado da Igreja do Caravaggio no Jardim Palmeiras), e a Escola Municipal Antônio Maria Marrote. A escola Jardim Esmeralda carece de problemas estruturais constantes desde 2018 – como infiltrações e alagamentos. Fizemos a cobrança e acompanharemos o Poder Executivo para que essas demandas sejam sanadas com urgência. Ambas as escolas estavam com um bom estoque de alimentos e a rotina alimentar em dia com o que é exigido pela Secretaria de Educação.


Essas fiscalizações antecederam a Reunião Pública que a Câmara de Vereadores fez à Secretária de Educação, Exma. Sra. Valéria Aparecida Vieira Velis (veja matéria a seguir).

REUNIÃO COM SECRETÁRIA

Após reunião com Secretária de Educação, polêmica envolvendo responsabilidades da pasta atingiu toda a Câmara Municipal.

No dia 18 de fevereiro a Câmara Municipal convocou a Exma. Sra. Valéria Aparecida Vieira Velis para uma Reunião Pública com o objetivo de esclarecer dúvidas e solucionar as demandas envolvendo a pasta de Educação do município.


Dentre as explicações que requisitamos - pedidos feitos por inúmeros munícipes a respeito do estado das nossas escolas - a cobrança sobre falta de planejamento foi absoluta. Entendemos que a pasta da Educação teve 24 meses para solucionar os problemas estruturais das escolas – só para a administração atual, foram mais de 12 meses. É inadmissível o que alunos, pais e responsáveis receberam após tanto tempo de afastamento escolar.

 

 

 

 

 

 

 

 


Durante a reunião, foi sugerida a extensão da responsabilidade pelo corte de mato nas escolas aos pais dos alunos. Apesar desse posicionamento ter se restringido a uma parcela pequena dos participantes, boatos alavancaram a ideia de que toda a Câmara endossava esse pensamento.


Chega a ser absurdo acreditar que uma pasta que detém 25% do orçamento do município deva imputar tal responsabilidade para a população. Por isso, não mediremos esforços para que o Poder Executivo cumpra seu papel e faça jus aos impostos pagos por cada cidadão – nossas famílias merecem mais respeito e condições dignas!

feira (1).JPG

MELHORIA AOS AGRICULTORES

Comerciantes da Feira do Agricultor de Rio Claro, que já foi referência para a região, precisam de ajuda.

No dia 11 de fevereiro, junto ao vereador Serginho Carnevale, Alessandro Almeida foi até a Feira do Produtor Rural de Rio Claro. A visita durou algumas horas e aconteceu após convite dos comerciantes locais, que apresentaram importantes demandas para a continuidade da feira em nosso município.


A feira acontece às terças e sextas no espaço livre da Rua 3-A, na Vila Martins, e durante muitos anos foi referência regional, chegando a receber uma média de quatro mil pessoas por semana. Porém, devido às restrições sociais que vieram com a pandemia somadas à carência de manutenção local e apoio de divulgação (dentre outras solicitações apontadas pelos próprios feirantes), o volume de visitantes diminuiu de forma sem precedentes.


Estamos estudando, junto às Secretarias pertinentes, maneiras de retomar a magnitude que a Feira do Produtor Rural sempre teve. Esperamos trazer grandes e boas novidades muito em breve!

estapar.jpeg

HORA PARK NA MIRA

Valores apresentados por Alessandro Almeida em sessão da Câmara apontam inconsistências nos repasses ao Fundo Social de Rio Claro.

No dia 17 de fevereiro recebemos o novo Secretário de Mobilidade Urbana e Sistema Viário de Rio Claro, Exmo. Sr. Ivan de Domenico, e membros da empresa Estapar (responsável pela Hora Park) para uma Reunião Pública.


Aproveitamos a ocasião para apresentar algumas dúvidas em torno do repasse financeiro para o Fundo Social de Solidariedade – termo constante no contrato entre a Estapar e a Prefeitura Municipal de Rio Claro. 


O documento estipula 60,5% de repasse sobre o lucro líquido do serviço prestado, o que na prática permanece na média de 9,35% da receita sobre todo o período apurado de 28 meses (em meses com lucro líquido negativo, não houve repasse ao Fundo). Analisando os descritivos financeiros enviados pela própria empresa, os valores relacionados às despesas não são claros (conforme diretriz preestabelecida). Além disso, a receita (valores recebidos) de alguns meses demonstram-se questionáveis.

A Estapar concordou em reapresentar todos os informes de maneira detalhada e sem margens para dúvidas – em breve traremos atualizações de mais essa fiscalização.

MARÇO 22

SUSA-SP (Plano de Governo).png

SUSA-SP

Famílias carentes que possuem animais não ficarão desamparados. 

No início de março finalizamos o Plano de Governo do Sistema Único de Saúde Animal para o Estado de São Paulo (SUSA-SP), que visa oferecer auxílio veterinário a animais de famílias carentes do Estado, seguindo a matriz fundamental do SUS.
 

Assim, cada cidadão terá direito a consultas, exames, internações e tratamentos nas Unidades de Veterinárias vinculadas ao SUSA-SP, sejam da esfera municipal, estadual, públicas ou privadas.
 

O cuidado com os animais é uma questão de saúde pública. Porém, uma parte significativa da população não tem condições de adquirir esse serviço na rede particular, o que vem desencadeando uma série de problemas que afetam as áreas social, ambiental e da saúde.
 

Por meio do SUSA-SP conseguiremos suprir lapsos importantes no ciclo de vida desses animais carentes, impactando em melhorias profundas e diretas a toda a comunidade.

dog_edited.jpg

CÃES DE GUARDA

Alteração na lei 5.291/19 impõe regras ao uso de cães de guarda em Rio Claro.

Em 2021 nossa região foi palco de tragédias envolvendo vítimas humanas por meio de ataques de cães de guarda. Desde então, iniciamos um movimento para regulamentar a utilização desses animais como atividade de segurança.

 

Em junho do ano passado foi aprovada a inclusão de artigo na Lei 5.291/19 que regulamenta a utilização de animais que realizam segurança patrimonial.

A partir de agora, os estabelecimentos destinados à locação de cães só podem obter autorização mediante comprovação de instalações, garantias de proteção, cuidados especiais com a saúde dos animais, espaço para adestramento, salas de atendimento médico veterinário, veículos apropriados ao transporte dos animais, entre outras. O credenciamento para o desempenho da atividade será expedido por médicos veterinário com aprovação mediante laudo que atestem o estado de saúde dos animais.

Além disso, todos os animais de guarda deverão ser cadastrados junto ao DPA – Departamento de Proteção Animal, e os proprietários precisarão providenciar vistorias periódicas por profissionais competentes nos estabelecimentos sob contrato, a fim de verificar as condições desses animais. As multas podem chegar até R$ 14.500,00 por animal em desconformidade, e a empresa responsável poderá sofrer sanções e restrições no âmbito municipal. Confira o artigo na íntegra com todos os seus detalhes CLICANDO AQUI.

palestra (2)_edited.jpg

PALESTRA "BEM-ESTAR ANIMAL"

Nada mais gratificante do que conduzir a importância do bem-estar animal às futuras gerações. Essa foi mais uma honra que tive logo no começo da semana, quando fui convidado para palestrar a uma galerinha muito especial: alunos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Santa Gertrudes.

O encontro aconteceu no Plenário Íria Hansen, na Câmara de Santa Gertrudes. A palestra “10 segredos para você cuidar muito bem do seu pet” abordou lições essenciais, capazes de transformar pessoas comuns em excelentes tutores – além de todo o aprendizado, cada participante ainda recebeu um certificado nominal e exclusivo.

Meus agradecimentos à Secretaria de Educação de Santa Gertrudes, aos Diretores e Professores que apoiaram essa iniciativa, à Câmara Municipal e a cada aluno que esteve presente nesse dia de integração e muita conscientização.

container_edited.jpg

MEU PET CONTAINER

Finalmente conseguiremos trazer o Meu Pet Container para Rio Claro!

O Meu Pet Container é um programa do Governo do Estado que instala consultórios veterinários públicos nas cidades participantes. Esses consultórios funcionarão em contêineres especialmente adaptados e contarão com toda estrutura necessária para realizar exames e análises clínicas de cães e gatos.

Essa é uma conquista que pleiteávamos há muito tempo para a nossa cidade, e graças a ela conseguiremos ampliar o atendimento veterinário às famílias de baixa renda do município. Os cuidados com a saúde de nossos pets são essenciais para o seu bem-estar, além de ser ponto crucial para evitar novas vítimas de abandono e minimizar o número de doenças e o alastramento de epidemias.

veneno.png

MAUS-TRATOS #1

No dia 14 de março a Patrulha de Proteção Animal foi acionada após várias denúncias contra um homem que estaria envenenando gatos na região do Jd. Cherveson, em Rio Claro. Chegando ao local os oficiais apreenderam amostras de alimento e uma substância aparentemente similar ao “chumbinho” – veneno usado por criminosos contra animais.

 

O homem foi conduzido até a delegacia para esclarecimentos e aguarda em liberdade o laudo técnico que irá identificar a substância apreendida.

Infelizmente, casos como esse são comuns, onde o tempo para conclusão pericial mantém criminosos em liberdade, colocando em risco a vida de outros animais. Por isso, é URGENTE a implementação de uma Delegacia Especializada em Maus-Tratos a Animais que atenda Rio Claro e região!

ASSINE A PETIÇÃO: https://fca.app.br/petitions/delegaciadeprotecaoanimal

WhatsApp Image 2022-03-28 at 15.38_edited.jpg

MAUS-TRATOS #2

Na noite de 20/3 a Patrulha de Proteção Animal foi acionada após denúncia de maus-tratos a um cavalo no bairro Boa Vista de Rio Claro.

 

Chegando ao local, o animal foi encontrado deitado, totalmente prostrado e com score corporal muito baixo. O Departamento de Proteção Animal foi acionado e, infelizmente, o cavalo necessitou ser eutanasiado.

 

O tutor foi conduzido ao Plantão Policial, que recebeu Ato de Infração por negligência e multa.

Denúncias como essa são de suma importância para um combate efetivo ao crime de maus-tratos a animais! Disque 153, acione a Patrulha de Proteção Animal e ASSINE A PETIÇÃO: https://fca.app.br/petitions/delegaciadeprotecaoanimal

WhatsApp Image 2022-03-24 at 16.39.23.jpeg

MAUS-TRATOS #3

[IMAGENS FORTES]

Essa é a Vitória, mais uma vítima inocente da ignorância humana! Ela foi abandonada em Cordeirópolis e está sob responsabilidade do Bem-Estar Animal do município, que está investigando o caso.

 

Ainda não sabemos ao certo o que aconteceu com a Vitória, apenas que a situação que a levou a esse ponto provavelmente poderia ser evitada.

 

Meus agradecimentos à Amanda Luke, Coordenadora do Bem-Estar Animal de Cordeirópolis, que não está medindo esforços para salvar mais essa vida.

ASSINE A PETIÇÃO: https://fca.app.br/petitions/delegaciadeprotecaoanimal

maus-tratos.png

DELEGACIA ESPECIALIZADA

Precisamos URGENTEMENTE de uma Delegacia Especializada em Maus-Tratos a Animais!

Assim como os demais meses do ano, em fevereiro e março aconteceram diversos crimes de maus-tratos a animais. A resolução desse tipo de ocorrência é muito mais lenta quando comparada a eventos contra pessoas. Circunstâncias como essas nos levam a entender que a implantação de uma delegacia especializada em situações de maus-tratos a animais é de suma importância.

Por isso, PRECISAMOS DO SEU APOIO! Se você também concorda que deveríamos ter uma Delegacia Especializada em Maus-Tratos a Animais, acesse o link a seguir e divulgue nossa ideia. Quanto mais pessoas participarem, maior será a nossa força nessa luta! ASSINE A PETIÇÃO: https://fca.app.br/petitions/delegaciadeprotecaoanimal

Bruna.jpg

MÊS DA MULHER

Em março, em homenagem ao mês da mulher, a Câmara Municipal de Rio Claro realizou um ciclo de palestras intitulado “Minha Voz Não Será Calada”.

 

Como convidada, trouxemos Bruna Madureira Santos. Ela é investigadora de polícia, atua contra crimes patrimoniais, tráfico de entorpecentes, homicídio, e também é uma grande parceira no combate aos maus-tratos de animais. Assista ao vídeo e confira o nosso papo!

homenagem.png

HOMENAGEM

Na Sessão Solene de 8 de março, que celebrou o Dia Internacional da Mulher, tive a honra de homenagear a querida Caroline Micheloto Crepaldi.

 

A Carol, como é carinhosamente conhecida, sempre dedicou sua vida no atendimento à saúde, iniciando sua carreira profissional na Santa Casa de Misericórdia e, atualmente, no AME de Rio Claro.

 

Homenageá-la é uma forma singela de agradecer também a todas as mulheres que lutam bravamente para o bem de uma sociedade repleta de injustiças e discriminações.

 

Parabéns, Carol! Parabéns, mulheres!

mulher_edited.png

ALESSANDRA ALGARIN

Na tarde de 18 de março, tivemos a honra de nos reunir com a Presidente Estadual do Podemos Mulher, a querida Alessandra Algarin.

Aproveitamos a ocasião para discutir pautas importantes, como ações efetivas de combate à discriminação da mulher na sociedade e projetos voltados ao bem-estar animal e combate ao crime de maus-tratos a animais.

 

Na imagem: Nivaldo Rocha, Talison Eger, Eliane Eger, Alessandra Algarin, Alessandro Almeida, Willian Bento e Emílio Cerri.