JUNHO 22

SUSA-SP com o Governador

No dia 28 de maio, aproveitando a visita do Governador Rodrigo Garcia a Rio Claro, entreguei pessoalmente a ele o nosso projeto do SUSA-SP.

 

O objetivo do SUSA-SP é administrar de forma eficaz o orçamento já existente para a saúde animal em todo o Estado de São Paulo. Assim, cada cidadão terá direito a consultas, exames, internações e tratamentos nas Unidades de Veterinárias vinculadas ao SUSA-SP, sejam da esfera municipal, estadual, públicas ou privadas.

 

Essa é mais uma ideia que iniciaria uma ação conjunta para minimizar situações de maus-tratos em todo o país.

image00007.jpeg

Entrevista

Todos os vídeos

Todos os vídeos

Assista agora

Ainda no final de maio, tive a honra de participar de uma entrevista comandada por Lucas Calore ao Farol JC. O tema foi “Maus-tratos a animais chamam a atenção em Rio Claro”. Você pode assistir a esse bate-papo clicando no link acima.

image00010.jpeg

Política na Educação

No dia 31 de maio, os Poderes Executivo e Legislativo foram convidados para uma conversa com alunos da escola Barão de Piracicaba. O encontro aconteceu no Centro Cultural Roberto Palmari e foi uma excelente oportunidade para apresentar aos jovens cidadãos a importância da política para todos, além de desmistificar narrativas equivocadas sobre os papéis que exercemos em sociedade. Meus parabéns e sinceros agradecimentos ao corpo docente e alunos da escola Barão de Piracicaba. Que ações como essa se repitam em todas as esferas!

image00001.jpeg

Aluguel Exorbitante Cancelado

No dia 1 de junho, o Jornal Cidade publicou matéria confirmando que o contrato de locação da escola Marina Cyrino seria cancelado.

 

Para quem não acompanhou o caso, no final de 2021, durante sessão ordinária, questionamos o aluguel que a Prefeitura Municipal estava pagando para manter o prédio da escola municipal Marina Cyrino, o qual se encontrava em condições precárias e notoriamente inaptas (eu e o vereador Serginho Carnevale chegamos a visitar o imóvel com a presença de corretores profissionais e independentes). O imóvel havia sido contratado com dispensa de licitação por um prazo de 36 meses (cujo pagamento teve início em agosto de 2021) e com valor mensal de R$ 15,4 mil (totalizando mais de meio milhão de reais).

Exposta a situação, e após constantes indagações junto à Secretaria de Educação, o aluguel exorbitante foi finalmente cancelado. Essa foi mais uma ação de fiscalização que resultou em uma economia de aproximadamente R$ 800 mil aos cofres públicos (o equivalente a mais de 600 salários mínimos).

11.png

Bate-papo com HOC

No início de junho estive junto ao deputado estadual Heni Ozi Cukier, também conhecido como Professor HOC. O objetivo do encontro foi apresentar demandas e propostas para a nossa região nos próximos anos.
 

Para quem ainda não o conhece, HOC é cientista político, professor, escritor, palestrante e conhecido Youtuber. Formou-se nos Estados Unidos em Filosofia e Ciências Políticas e é mestre em “Internacional Peace and Conflict Resolution” pela American University em Washington D.C. Trabalhou na Organização dos Estados Americanos (OEA), no think tank Woodrow Wilson Center, no Peacebuilding and Development Institute e no Conselho de Segurança da ONU. Foi Secretário-adjunto de Segurança Urbana de São Paulo e, atualmente, é Deputado Estadual de São Paulo (13º mais votado). Frequentemente analisa e debate os riscos e problemas políticos nacionais e internacionais nos maiores veículos de mídia do Brasil.

image00018.jpeg

Pioneiros no Brasil

A manhã do dia 15 de junho foi emblemática para a nossa cidade e o nosso país!
 

Finalmente inauguramos o ensino de Bem-Estar Animal nas escolas municipais – um projeto de minha autoria e que se tornou realidade com a ajuda dos Poderes Legislativo e Executivo e, claro, SUA, participando de abaixo-assinados e compartilhando nossas ideias!
 

Estruturar o Bem-Estar Animal para ser incluso na Lei Orgânica sempre foi uma de minhas principais lutas e, seguindo a proposta, o deputado estadual Murilo Félix protocolou pedido para que esse projeto seja ampliado para todas as escolas do Estado de São Paulo. Meus agradecimentos à Câmara Municipal, à Prefeitura Municipal, à GCM/Geduc e a VOCÊ!

WhatsApp Image 2022-08-02 at 09.32.37.jpeg

Livro Infantil Impróprio

Na sessão de 20 de junho, após verificarmos uma denúncia, entramos com um requerimento pedindo que o Livro Estranhas Histórias fosse retirado da grade das escolas municipais de Rio Claro. O motivo é que o livro apresenta conteúdo inadequado às crianças do 5º Ano, para as quais ele é utilizado.

Prontamente a Secretária de Educação atendeu nosso pedido e se comprometeu a retirar e substituir o material.

01.png

Mountain Bike em Rio Claro

No dia 22 de junho me reuni com o Diretor Técnico da Secretaria de Esporte do Estado de São Paulo, Donaldson da Silva Cardoso, com o objetivo de realizarmos o Circuito de Mountain Bike em nossa cidade.

Estamos conversando com equipes técnicas e setores associados à bike em Rio Claro para alinharmos todas as necessidades. Vamos trabalhar para trazer mais esse privilégio para nossa cidade!

image00009.jpeg

Intercâmbio Animal

Na tarde de 21 de junho, estivemos presentes na Câmara Municipal de Piracicaba para um encontro com a vereadora Alessandra Bellucci, também defensora da causa animal, e com o Coordenador do Centro de Controle de Zoonoses e do Núcleo de Bem-Estar Animal de Piracicaba, Matheus Ferreira dos Santos.

O convite foi feito pela vereadora de Piracicaba, com o objetivo de trocar experiências e dividir conhecimentos sobre a legislatura em prol do bem-estar animal. Rio Claro já é pioneira no ensino sobre bem-estar animal nas escolas e está se tornando referência na proteção animal e combate ao crime de maus-tratos.

“Se tivermos um Brasil inteiro com vereadores que olhem para o mesmo caminho e falem ‘aqui é a trilha, é por aqui que a gente vai fazer com que o nosso país mude toda a problemática de abandono e de maus-tratos’, é só assim que conseguiremos nos unir, unir toda a parte legislativa e criar forças para que os projetos de uma cidade ou de outra se ramifiquem. Então, de Rio Claro vem para cá e de Piracicaba vai para Rio Claro e, com isso, a gente consegue, aos poucos, abranger o país todo”, afirmou Alessandra Bellucci.

Aproveitei a reunião para destacar os trabalhos desenvolvidos pela causa animal no município, em especial, as ações da Guarda Civil Municipal, desde o recebimento e abordagem de denúncias, até as aulas sobre bem-estar animal, realizadas pelo Geduc.

 
Meus agradecimentos à Alessandra, Matheus e toda a equipe de Piracicaba pelo reconhecimento, e parabéns por todo o trabalho que vocês estão desenvolvendo com garra e carinho pela causa animal!

Divisão de Maus-Tratos

A resolução de crimes envolvendo maus-tratos a animais é muito mais lenta quando comparada a crimes contra pessoas. Por isso, no dia 29 de junho me reuni com o Delegado Geral da Polícia Civil, Dr. Nico Gonçalves, e com o Deputado Estadual Murilo Félix, com o objetivo de alinharmos todos os pontos para a criação da Divisão de Investigação a Maus-Tratos a Animais na cidade de Rio Claro.

 

Agora, aguardaremos um parecer técnico da Polícia Civil que irá avaliar o pedido e analisar as demandas de nossa região.

image00002.jpeg

Meu Pet Container

No dia 29 de junho estive junto do deputado estadual Murilo Félix e do o secretário estadual de Saúde, Jean Carlos Gorinchteyn, conversando sobre meu pedido do programa Meu Pet Container para Rio Claro. O encontro ocorreu durante evento realizado pelo governador Rodrigo Garcia.
 

Em março conseguimos, junto à Secretaria Municipal de Governo, a inclusão da cidade neste programa importantíssimo, e o secretário confirmou a implantação de 10 hospitais pet e 130 unidades do Meu Pet Container em todo o Estado de São Paulo. “Intermediar a vinda desse serviço para Rio Claro é uma meta que compartilho com o vereador, que tem atuado incansavelmente para que Rio Claro receba esse serviço”, acrescenta o deputado estadual Murilo Félix, que prevê a instalação de consultórios veterinários públicos nas cidades participantes.


O consultório funcionará em um container adaptado com toda estrutura necessária para realização de exames e análises clínicas de cães e gatos. A instalação deverá ocorrer em área cedida pela Prefeitura, ao lado da Subprefeitura do Cervezão. A expectativa é que a instalação comece o mais rápido possível.

JULHO 22

De Rio Claro para todo o Estado

No dia 4 de julho conseguimos um feito inédito! Por meio do deputado estadual Murilo Félix protocolamos um pedido para que o ensino de Bem-Estar Animal seja estendido para todas as escolas do Estado de São Paulo. Essa solicitação aconteceu junto a compromissos que tivemos em São Paulo, no final de junho ("Divisão de Maus-Tratos" e "Meu Pet Container").


É por meio da educação que conseguiremos impulsionar todas as ações que envolvem a proteção animal. Essa é uma vitória sua, nossa, de todos os apoiadores da causa animal – conseguimos colocar Rio Claro como cidade pioneira em educação do bem-estar animal e, agora, iremos lutar para que isso aconteça em todo o Estado de São Paulo.

08.png

Cinoterapia Aprovada

No dia 13 de julho a Câmara Municipal de Rio Claro aprovou o Projeto de Lei que institui a Cinoterapia em nosso município.

Este projeto (a ser sancionado pelo Poder Executivo) tem minha coautoria e outorga os espaços de saúde públicos e particulares a utilizarem modalidades de terapia assistidas por cães e outros animais.

A Cinoterapia traz diversos benefícios para a saúde, como controle de ansiedade, pressão arterial e depressão; liberação de endorfina e adrenalina; melhorias nas condições sociais; estímulo das funções motoras (melhora da fala, confiança, autoestima e atenção dos pacientes), dentre outros.

Essa é mais uma vitória que coloca Rio Claro cada vez mais como referência para nossa região!

10.png

Vitória Importante para a Educação

Nas visitas que tenho feito às escolas de Rio Claro, uma situação que sempre se comenta é a demora e o longo caminho que o município fornece para se laudar alunos com suspeita de algum tipo de deficiência ou transtorno não informado pela família, como, por exemplo, o TEA (Transtorno do Espectro Autista).

A educação inclusiva representa o reconhecimento e a valorização das diferenças; assim, nenhuma característica individual pode ser negada ou neutralizada. Esse é o caminho para que o educador possa construir apoios aos alunos e, assim, fazê-los ter condições plenas de participar da vida escolar.

A demora e o longo caminho que a família de um aluno precisa percorrer até que se tenha um laudo sobre sua condição influencia diretamente sua participação em sala de aula, bem como de seus colegas de classe e corpo docente.

Laudar um aluno de maneira rápida e efetiva significa promover sua participação plena na sociedade, em igualdade de condições.

Por isso, na sessão de 11 de julho entrei com um requerimento para que a Secretaria de Educação e a Fundação Municipal de Saúde criem uma estrutura multidisciplinar para que os alunos com suspeita de algum tipo de deficiência ou transtorno, e que tenham sido identificados pelos seus educadores, sejam laudados em regime de urgência.

 

Irei cobrar para que esse benefício aos professores, pais e alunos de nosso município se torne realidade!

057.png

300 Castrações Grátis com Leva-e-Traz

Na manhã do dia 13 de julho, em conversa com Rogério Marcheti (Secretário de Administração), conseguimos 300 castrações para caninos e felinos de famílias carentes (cadastradas no CRAS) de Rio Claro.

Essas castrações acontecerão em clínicas particulares, devidamente conveniadas, e as famílias participantes não precisarão se preocupar com o traslado de seus animais, pois o programa irá fornecer transporte de ida e volta GRATUITAMENTE!

Meus agradecimentos ao Rogério Marcheti e ao Prefeito Gustavo Perissinotto.

R$ 350.000,00 para a Saúde

Atendendo a um pedido meu, o deputado estadual Murilo Félix destinou R$ 350 mil para a saúde de Rio Claro. Desse total, R$ 150 mil irão direto para a Santa Casa e R$ 200 mil para a Prefeitura, auxiliando no custeio das despesas.
 

Muitos agradecimentos ao Murilo Félix, que se dedica permanentemente às causas que defendemos em Rio Claro.

Maus-tratos 1

No dia 3 de junho a Patrulha de Proteção Animal, ao apurar denúncia no distrito de Ajapi, deparou-se com mais um triste caso de maus-tratos. Devido à negligência do tutor, o animal encontrava-se com escore corporal baixíssimo, visivelmente debilitado e faminto. O responsável foi encaminhado à delegacia e detido pelo crime de maus-tratos a animais.


Lembre-se: qualquer denúncia contra maus-tratos a animais pode ser feita pelo telefone 153!

cão.png

Maus-tratos 2

Na manhã de 20 de junho, um cão foi encontrado enforcado na frente de uma residência no Jd. América. Prontamente, junto do Diretor do DPA, Renato Meyer, fui até a Delegacia de Polícia registrar um Boletim de Ocorrência e solicitar à Polícia Civil que investigue esse caso atroz.

Lembre-se: qualquer denúncia contra maus-tratos a animais pode ser feita pelo telefone 153 (informações que nos levem a esclarecer esse caso podem ser enviadas também para o nosso gabinete - iremos manter sigilo).

04.png

Maus-tratos 3

Na noite de 1 de julho, por volta das 21h, a Patrulha de Proteção Animal atendeu uma ocorrência de um cachorro que aparentava estar abandonado em residência na Vila Aparecida.

Chegando no local, após denúncia de vizinhos, a patrulha apurou que o tutor havia invadido a residência, deixando o cachorro desassistido por dias. No local não havia água nem comida. O animal foi recolhido pelo DPA e a Patrulha de Proteção Animal está apurando o caso.

 

Lembre-se: qualquer denúncia contra maus-tratos a animais pode ser feita pelo telefone 153!

05.png

Maus-tratos 4

Ainda no início de julho, o Departamento de Proteção Animal recebeu denúncias de que alguns cavalos se encontravam soltos no bairro Jardim São Paulo. Chegando no local, foi percebido que também estavam feridos, necessitando de auxílio veterinário. Os animais foram amparados e recolhidos pelo DPA, com apoio da Defesa Civil.
 

Lembre-se: qualquer denúncia contra maus-tratos a animais pode ser feita pelo telefone 153!

WhatsApp Image 2022-08-02 at 10.13.24.jpeg

Maus-tratos 5

No dia 17 de julho a Patrulha de Proteção Animal recebeu mais uma denúncia de maus-tratos em nossa cidade. Chegando no local, no bairro Arco Íris, os GCMs identificaram o animal que se encontrava desamparado, com escore corporal extremamente baixo e sofrendo espasmos. O tutor foi encaminhado ao Plantão Policial e passará por inquérito.

Situações de maus-tratos como essas são INADMISSÍVEIS, e continuaremos lutando para que cada responsável pague como merece!

 

Lembre-se: qualquer denúncia contra maus-tratos a animais pode ser feita pelo telefone 153!

 

Nossos parabéns à Patrulha de Proteção Animal e ao DPA pelo excelente trabalho que estão desenvolvendo em nossa cidade!