Luta pela criação da Patrulha Animal

Criação da Central de Combate aos Maus-Tratos

O trabalho de Alessandro Almeida na criação da Patrulha de Proteção Animal teve seu início em 2020 - ano anterior ao que assumiu como segundo vereador mais votado na cidade de Rio Claro.

No dia 18 de dezembro, Alessandro Almeida acompanhou o trabalho exemplar do Departamento de Combate aos Maus-Tratos realizado pela GCM de Cordeirópolis - SP.

Após esse primeiro encontro, apresentou propostas ao Poder Executivo de Rio Claro para que a implementação da patrulha se tornasse realidade.

Foram necessárias definições claras dos procedimentos operacionais, desde o momento de denúncias dirigidas à patrulha até a recolha e atribuição de multas e penalidades aos responsáveis.

Em Rio Claro, o projeto envolveu a participação direta da Secretaria de Segurança, comando e agentes da Guarda Civil Municipal, Departamento de Proteção Animal, OAB, Fundo Social de Solidariedade, voluntários e protetores da causa animal.

Em pouco tempo a Patrulha de Proteção Animal passou a superintender todos os casos de maus-tratos, tornando- se referência na região e motivo de orgulho para a cidade, atendendo pelo telefone 153.