Bem-estar animal nas escolas de Rio Claro

Atualizado: 11 de mar.

Emenda na Lei Orgânica do município que estabelece o ensino de Bem-Estar Animal nas escolas é pioneira no Brasil!

Na sessão ordinária de 30 de agosto, foi aprovada em segunda votação a emenda do vereador Alessandro Almeida que altera a Lei Orgânica do município de Rio Claro (SP) estabelecendo o ensino de Bem-Estar Animal nas escolas municipais.

Levar essa consciência à base de nossa sociedade – dentro das salas de aulas, como parte

integrante da grade curricular – é de fundamental importância para um futuro determinante de cuidado com o bem-estar animal e de combate aos crimes de maus-tratos.

Dentre inúmeros valores que deverão ser abordados (adaptados às diferentes fases escolares), estão a senciência animal e as 5 liberdades. Por reconhecermos que os animais também vivenciam sentimentos como dor, angústia, solidão, alegria, amor, raiva, etc, seus direitos são apoiados por essas 5 liberdades, que são: liberdade de fome e sede, liberdade de desconforto, liberdade de doença e injúria, liberdade para expressar os comportamentos naturais da espécie e, por último, liberdade de medo e estresse.

“Acredito que essa conquista em Rio Claro é pioneira no Brasil. Trata-se de um trabalho longo, mas que fortalece nosso crescimento enquanto sociedade, pois é a certeza de estarmos caminhando para um futuro verdadeiramente promissor aos animais”, destaca Alessandro Almeida. Agora, a alteração da emenda aguarda sanção do Poder Executivo.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo